Motores
Motores em Linha
Motores em linha são os mais comuns encontrados, eles ocupam menos espaço. A maior demanda por automóveis populares levou a maior utilização deste tipo de motor montado transversalmente em um capô menor. É encontrado atualmente em vários modelos de automóveis pequenos no Brasil.
Neste tipo de motor o funcionamento consistem num bloco único, onde os quatro, seis ou oito cilindros trabalham uniformemente em uma reta e são movidos pela transmissão gerada pelo virabrequim.
Motores em V
São utilizados em modelos de automóveis maiores, utilizando um volume maior do capô, tem o centro de gravidade mais distribuído.
Os cilindros tem duas bancadas opostas com 2, 3, 4 ou 6 cilindros, e são movimentados pelo funcionamento do virabrequim, é o mesmo princípio do motor em linha, diferente no encaixe das bancadas para o movimento do cilindro em contra posição.
Motores Boxers
Motores mais largos e mais baixos, geralmente os boxers são fabricados e preferidos para modelos esportivos, que necessitam de um centro de gravidade mais baixo e distribuídos. Uma das fábricas que mais utilizam o motor boxer é a Porsche, jogando este tipo de motor na traseira dos seus esportivos, trazendo estabilidade para o modelo.
Neste tipo de motor o virabrequim é o centro do motor, e duas bancadas completamente opostas recebem o vai e vem dos cilindros, por isso ele é conhecido como motor oposto horizontal e é bem mais largo porém bem mais baixo que os outros tipos.
Motores em W
São motores extremamente potentes e de custo alto de montagem, por basicamente ser a montagem de dois modelos V, lado a lado. A invenção dos motores W é recente e só conseguiu ser realizada, devido a experimentação da compactação cada vez maior do cilindros em V.
Devido à complexidade exigida, além de só poder ser montada num mínimo de 8 cilindros (o mais comum são 12), os motores em W são utilizado apenas em modelos especiais, os tops de linha ou super esportivos.
