Direção Hidráulica
Nos primeiros automóveis o manuseio da direção era um grande exercício físico para os braços, tempo de menos sedentarismo. Na hora de estacionar o carro havia até os que desistiam da tarefa e procuravam uma vaga mais fácil de estacionar. Depois vieram os carros com direção hidráulica e elétrica, você sabe a diferença? A direção hidráulica e a elétrica são macias, é muito mais fácil fazer as manobras. Mas sabe qual que quebra com mais facilidade? Conhecer seu carro, principalmente na hora de trocar o modelo ou levar na oficina, é sempre muito bom para não ser enrolado.
Direção Hidráulica
É mais popular, uma bomba faz circular o óleo dentro da caixa de direção. Ao realizar uma manobra, o óleo exerce uma pressão empurrando a direção para um lado ou outro. E é previsto uma manutenção e a troca do óleo de direção hidráulica a cada 50 mil quilômetros. Isso pode varias conforme o modelo do automóvel.
Direção Elétrica
Temos em 2 tipos: totalmente elétrica ou eletrohidráulica. Na elétrica não há qualquer presença de óleo no sistema, apenas um motor elétrico junto à caixa de direção que auxilia os braços de direção deixando-os mais leves. É um sistema mais prático, mas há sempre o risco de uma pane elétrica.
Enquanto que na direção hidráulica a bomba é acionada por um motor elétrico – e não pelo motor do carro, evitando perda de potência.
Diferença? Não para quem dirige
As diferenças entre a direção hidráulica e elétrica está no sistema de funcionamento, porque na leveza de dirigir ambas são iguais. Apesar da elétrica ser mais precisa, a direção hidráulica é mais segura.
Mas para o veículo a história é outra: a elétrica exige menos do motor, gerenciando de forma mais eficiente a energia do carro. Ela acaba sendo mais eficiente, e quem pensou logo na economia de combustível até acertou. A direção elétrica é um pouco mais econômica, mas tão pouco que não chega a fazer diferença no bolso.
Manutenção
Tanto a elétrica como a direção hidráulica, precisam de manutenção – como qualquer outra parte do carro. O que acontece é que se a elétrica parar de funcionar você continua dirigindo, ainda que com a direção bastante dura, mas não perderá o controle do carro.
A direção hidráulica já é mais complicada, porque envolve mangueiras, substituição do fluido hidráulico, checagem regular do reservatório – porque se ele estiver abaixo ou acima do nível a direção fica pesada também. E muitas vezes a manutenção exige ainda alinhamento e troca da correia do motor que aciona a bomba hidráulica.
